top of page
  • Foto do escritorSté Crispino

Vivendo os nossos valores ao navegar pela incerteza

É justamente nos momentos de crise e incerteza, nos quais temos vários caminhos possíveis e nenhum é necessariamente melhor do que os outros, que nos deparamos com as escolhas difíceis, como diz a filósofa Ruth Chang. Diferente da ansiedade e agonia que costumamos sentir ao nos deparar com escolhas difíceis, ela nos convida a olhar as escolhas difíceis como presentes.


Quando exercemos um papel de liderança isso se torna ainda mais desafiador, afinal as nossas escolhas não são apenas nossas: impactam o ambiente e as pessoas ao nosso redor. É nesse momento de escolhas difíceis que somos convidadas e convidados a bancar a decisão que reforça quem realmente somos. E como podemos reconhecer isso?

Podemos navegar na maré de incertezas, mas algo que sempre estará ali com a gente, servindo de bússola mesmo quando perdemos todas as outras referências são os nossos valores.

Portanto, a próxima vez que você se deparar com uma escolha difícil, seja na sua vida ou na sua organização, retome essa bússola e se pergunte: O que mais importa pra você? Sábia pergunta que a nossa querida mentora, Michele Hunt trouxe no Festival Alma.


Talvez você já tenha a resposta pra essa pergunta na ponta da língua, mas é bem possível que precise de uma pausa para refletir e escolher com muito amor e verdade. Escolher dentre uma lista imensa de valores que são muito importantes é uma escolha difícil e, ao mesmo tempo, fundamental se você quer ser uma liderança cada vez mais consciente. Uma dica se você quiser aprofundar esse exercício é se aventurar pelo livro incrível da Brené Brown: A coragem para liderar. Ela explica que viver de acordo com os nossos valores significa não apenas sabê-los de cor e declará-los para o mundo, mas praticá-los diariamente, a cada pequena ou grande escolha.

Se você já sabe os seus valores, o próximo passo é visualizar como eles se traduzem na prática, por isso, deixo aqui uma última reflexão: Quais os 3 comportamentos traduzem os seus valores? E quais os 3 comportamentos que trazem esses mesmos valores?


Quando você for capaz de reconhecer esses comportamentos, saberá se o que você diz ter como valores, realmente guiam as suas decisões mesmo em tempos de incerteza.

Fazer esse exercício internamente é análogo a entender como a cultura e os valores da sua organização se traduzem em comportamentos que o reforçam e comportamentos traiçoeiros que se distanciam daquilo que vocês realmente acreditam.

Afinal, as lideranças conscientes que ajudam os negócios a serem cada vez mais conscientes sabem que são apenas duas perspectivas de uma mesma essência.


Quais escolhas você quer bancar nesse momento de incerteza?

bottom of page